terça-feira, 22 de setembro de 2009

Artigo: Parque Centenário - 2 (31/08/2009)

A coluna anterior, onde escrevi sobre a importância da criação de um Plano Diretor para o Parque Centenário, suscitou muitos comentários. Confesso que as mensagens e opiniões que recebi me surpreenderam. Tanto em quantidade, quanto em conteúdo. É lógico que nem todas as pessoas concordaram com a minha opinião. Mas isso é bom. A divergência de idéias amplia o debate e provoca amadurecimento das questões.
Fiquei surpreso em saber que já existe um Plano Diretor para o Centenário. Datado da década de 80, na época do Montenegro Festa & Festa. A comissão organizadora do evento, em parceria com a AEMO, Associação de Engenheiros e Arquitetos, elaboraram um estudo de aproveitamento do Parque e entregaram ao então prefeito Erny Carlos Heller. O que foi feito desta proposta não sei. Fiz um pedido para que a Administração Municipal tente encontrar a proposta, pois ela pode servir de referência, com as devidas atualizações, para que encontremos uma definição de uso para o Centenário.
Os comentários ao longo da semana fizeram com que eu me recordasse, também, de que em 1993, no meu primeiro mandato de vereador, sugeri, através de uma Indicação ao prefeito, uma parceria entre a Prefeitura e escolas ou universidades, no sentido de utilizar estudantes de Educação Física na orientação de atividades esportivas no Centenário. O trabalho destes estudantes poderia valer estágio, até sem custo para o Município. Aliás, melhorias no Parque não significam custos, mas sim investimentos. Em lazer e esporte. Em qualidade de vida e saúde.
Com relação à parceria com a UNISC, para que ela elabore um Plano para o Parque, acredito ser uma das melhores alternativas. Os convênios com universidades dão aos estudantes a possibilidade de montarem seus trabalhos de conclusão em cima de um tema específico e real. Temos exemplos positivos neste sentido. A reforma da Usina Maurício Cardoso (onde funciona a Câmara) ou o projeto do Centro Administrativo para a prefeitura.
Enfim, o Parque Centenário é unanimidade como área de lazer e esporte para os montenegrinos. O que fazer dele, ou nele, é o que está em discussão. Aí me relembram de eventos como o Domingo no Parque, a Rua do Lazer. Já tivemos e fizemos tanto. Por que não retomar?
Estamos procurando apontar uma opção, ou o caminho mais adequado para trazer o Parque Centenário de volta à comunidade. Para isso, todas as sugestões são bem-vindas. Quanto mais montenegrinos se dispuserem a debater, opinar e ajudar, melhor será o resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário