quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Artigo: Estimular a participação cidadã (14/04/2009)

Para sermos desenvolvidos, para transformar crescimento econômico em qualidade de vida, precisamos participar e interagir. Uma maneira de participar – e ser cidadão – é acompanhar o trabalho daqueles que elegemos como nossos representantes. Não apenas para criticar ou pedir favores pessoais, mas também para auxiliar, apresentando sugestões, encaminhando propostas e buscando alternativas e soluções que venham ao encontro da coletividade.
Ser cidadão é saber viver em sociedade, estando ciente dos anseios comuns. É participar ativamente das decisões de sua comunidade, influenciar modos de vida de maneira positiva ao seu redor, exercer os direitos constitucionais adquiridos e lutar pelos que virão. É cumprir com os seus deveres. É preservar o meio ambiente, os seus semelhantes, os opostos. É ser solidário, flexível, decidido e, sobretudo, estar consciente de todas as atitudes tomadas em prol da sociedade.
Oportunizar a participação mais direta e efetiva das pessoas nas questões da vida social, pois não existe ninguém melhor que o cidadão para saber o que ele quer para si, para sua família e para sua comunidade, é um compromisso que nós temos, enquanto vereadores. Não permitir que cidadania seja apenas uma palavra da moda, mas sim que signifique uma mudança de mentalidade que contribui para a construção de uma sociedade mais justa e democrática, é nosso dever como políticos.
O desenvolvimento com qualidade de vida não acontece por acaso. A construção de uma cidade melhor é fruto de trabalho conjunto, planejamento, parcerias e atitude, aliados à solidariedade e ao espírito coletivo. Queremos cidadãos mais inteirados do que acontece na Câmara, cientes da ação e atuação dos seus representantes, pois isso torna o exercício da política mais responsável, tanto para os vereadores quanto para a comunidade.
Estamos dispostos a estimular e motivar a participação das pessoas nos trabalhos legislativos. Seja trazendo os montenegrinos para a Câmara ou então, levando a Câmara até os montenegrinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário