quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Artigo: O legado do professor Romeu (27/04/2009)

Uso uma frase que ouvi recentemente para iniciar este artigo e falar da comoção que a morte de Romeu Antônio Kirch causou nas comunidades de Montenegro e São José do Sul: “Nascer e morrer é inerente a todos. A diferença entre os homens está no que se faz entre uma coisa e outra”.
No texto de hoje, coloco em palavras o que tantos e tantos montenegrinos estão sentindo, seja longe ou perto. Externo o pesar da multidão que compareceu aos atos fúnebres e daqueles que silenciaram à distância.
Para homenagear o professor Romeu, como era mais conhecido, poderíamos usar diversos temas, pois sua vida foi dedicada a inúmeras áreas, a variadas causas. O Romeu da cultura, o Romeu da educação, do esporte. O Romeu da Apae, do patrimônio histórico, da comunidade católica. O Romeu líder comunitário, secretário da Saúde. O Romeu família, cidadão, companheiro e empresário...
Durante o funeral, em meio à tristeza, velhos e recentes amigos se juntaram à família e lembraram da humildade e dedicação deste homem público, que deixa como legado um grande exemplo de dignidade e perseverança. De simplicidade e força.
Nestes tempos de tanta desagregação, correria, atropelo e desconfiança, fica ainda mais difícil dizer adeus a uma pessoa que cultivava, distribuía e compartilhava valores como amizade, amor, dedicação e responsabilidade. É lamentável a nossa perda e inestimável a contribuição que deu às localidades que amava: São José do Sul, mas precisamente Dom Diogo, onde nasceu, e Montenegro, cidade que escolheu para viver.
Aprendemos a admirar o jeito simples do professor Romeu e sua maneira comprometida e firme de lidar com todos os desafios que se interpunham nos projetos dos quais participava. E não foram poucos os projetos... Tampouco os desafios.
Ao professor Romeu nosso reconhecimento pelo trabalho e exemplo que deixou. A melhor forma de honrarmos sua memória e agradecermos por tudo que fez será continuar a sua trajetória - que deixa raízes profundas e boas sementes - com amor, coragem e dedicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário