Aproveitando que estamos na Semana de Montenegro, comemorando os 139 anos da nossa cidade, vou usar este espaço para fazer dois chamamentos, ou melhor, dois convites especiais. Penso que será uma boa forma de marcar o aniversário, expressar o carinho que temos pelo município e estimular a cidadania.
O primeiro convite é para que todos prestigiem a Feira do Livro, em sua décima edição, que acontecerá de 8 a 12 de maio. Será uma ótima oportunidade para conhecer as obras e interagir com escritores dos mais variados estilos. Muitos deles – ou a grande maioria – montenegrinos de nascimento ou coração. De amanhã até sábado, a Praça Rui Barbosa será palco literário e cultural. Música e teatro estarão misturados às páginas dos livros, repletos de histórias, contos e poesias.
Quem visitar a Feira do Livro poderá ver, de perto, a diversidade e riqueza da literatura local. Não sou um ‘expert’ no assunto, mas tenho certeza que os visitantes da Feira sentirão orgulho pela quantidade de autores e a qualidade de obras lançadas nos últimos tempos. Confesso que sempre me surpreendo com a dedicação e alegria que percebo naqueles que escrevem e têm seu trabalho publicado. É uma satisfação que contagia.
O segundo convite, infelizmente, é mais específico. É apenas para uma parcela da população. Exclusivo aos montenegrinos com idade entre 16 e 17 anos. Jovens cidadãos que têm até a quarta-feira, dia 9, para fazer o título de eleitor. Apesar de não ser obrigatório, é muito importante que estejam aptos a votar nas próximas eleições. Que estejam prontos para mostrar, através do voto, o que pensam e o que querem para a cidade. Podem fazer o título e votar aqueles que completam 16 anos até o dia das eleições, 7 de outubro.
A nós, como pais e políticos, cabe fomentar a participação dos jovens. Da mesma forma, estimular sua cidadania. Pesquisas mostram que um em cada três jovens no Brasil, participa de algum tipo de grupo, seja cultural, esportivo ou religioso, onde costumam debater e conviver em coletividade. Ou seja, praticam política. Além disso, têm à disposição – e alcance – inúmeras ferramentas de informação, que dão condições de formar opinião, discutir e tomar posição diante dos mais variados temas.
Incentivar o alistamento eleitoral dos menores de 18 anos será uma maneira de homenagear o município. Também, de demonstrar nossa preocupação e atenção com o futuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário