segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Artigo: "Participe 2" (23/01/2012)

No artigo anterior publicado na segunda-feira passada, falava da importância da participação e como consolidar caminhos para incorporar esta prática ao nosso comportamento. Reflito sistematicamente sobre o tema, tentando entender os motivos que fazem uns terem um maior envolvimento com as causas coletivas e outros menos. Questiono pessoas, analiso comportamentos e estimulo a discussão. Dentre tantas conclusões, identifico um grupo que gostaria muito de contribuir, mas entende que sua contribuição não leva a nada, ou seja, tudo que se debate de forma coletiva é desrespeitado sistematicamente por quem detém o poder e a decisão final. Encontro outros que gostariam de participar mais ativamente da construção de uma cidade melhor, mas não identificam como e onde podem contribuir. Existe também um terceiro grupo que prefere manter uma distância de todas as discussões, pois a sua participação pode ter como retorno algum tipo de represália. Enfim, poderia relatar vários grupos de pessoas que constitui o coletivo do nosso Município.
A este coletivo com quem dialogo em todos os momentos da minha caminhada, tenho dito que precisamos estimular o envolvimento dos munícipes em busca da cidade que queremos para todos. O resultado coletivo que estamos colhendo, não condiz com os valores individuais que residem em nossa cidade. Precisamos construir e solidificar formas de participação que nos levem a um novo patamar. O que faz um município ser melhor que outro? Para mim, a resposta está no quanto às pessoas se importam e querem uma cidade melhor. Mas para isto, é preciso acreditar que a sua voz é ouvida, que sua participação é importante e faz sentido e que seu envolvimento é desejado por quem governa.
Estamos dispostos a construir junto contigo este processo, fortalecendo os canais onde sua opinião é fundamental para o crescimento da cidade. Criaremos estes espaços para que possamos saber claramente o que pensas e o que queres para nossa cidade. Tenho a convicção de que sozinho ninguém tem a solução. Por isto, encerro esta coluna da mesma forma que na semana passada, onde assim manifestei: “Cada um sabe de que forma quer e pode participar. Não se omita, pois nossa cidade precisa de você.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário