Quem acompanha meu trabalho, minha trajetória política e os textos que publico neste espaço semanal, sabe que tenho muito orgulho das minhas origens. Da preocupação que tenho em honrar a memória de meu pai, que foi um grande político e ainda hoje, depois de tantos anos de ausência, ainda é lembrado pela sua dedicação e trabalho em prol da cidade e da região. Conhece a motivação que recebo de meus filhos, que de um jeito singelo e direto, tão característico às crianças, dão opinião sobre o que vêem e o que esperam do lugar onde vivem.
É pela memória de quem me antecedeu e pelo exemplo que preciso – e quero - ser para os meus descendentes que encaro o desafio de participar da vida político-partidária montenegrina. Que levanto todos os dias com disposição para construir uma cidade melhor. Um desafio constante e crescente. Uma luta que vale a pena encarar.
Sei que assim como eu, existem muitos outros que escolheram Montenegro para viver. Aqui nasceram ou aqui chegaram e fizeram a opção pelo ficar. Pessoas das mais diversas profissões, nos mais diferentes pontos da cidade que, todo dia, levantam e dão o melhor de si pela família, pela empresa em que trabalham e pela comunidade da qual fazem parte. Cada um do seu modo, com seus sonhos e objetivos. Cada qual com sua trajetória e a sua experiência.
O tamanho de uma cidade – não em extensão territorial, mas em prosperidade e harmonia – pode ser medido pelo sentimento de pertencer. Pela sensação de acolher e ser acolhido. Quem pertence se importa. Quem pertence cuida. Quem pertence cumpre com seus deveres de cidadão, participa efetivamente dos temas da comunidade. Emite opinião, dá sugestão. Quem pertence olha ao redor, preserva o patrimônio público e se importa com o meio ambiente. Quem pertence faz a sua parte e estimula os outros.
Este pertencer, esta identificação tem uma dimensão ainda maior quando se ocupa um cargo público, quando se é escolhido para administrar ou representar toda uma comunidade. Neste caso, quem pertence sabe que, além de tudo, deve ser exemplo e multiplicador. Que do seu desempenho dependerá o tamanho que a cidade terá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário