Começo este artigo repetindo o que já escrevi em outro texto, há quase dois anos atrás, porque o tema permanece atual e se encaixa na abordagem que tenciono fazer. O desenvolvimento de uma cidade não acontece por acaso. Ainda que possa ter alguns componentes espontâneos, a experiência mostra a importância de ações planejadas, públicas e privadas, que precisam ser acionadas em conjunto e em sintonia.
É preciso refletir e planejar para encontrar soluções sólidas, que revertam dificuldades em melhores condições de vida para os cidadãos. Somente unindo esforços, em prol de uma cidade única, que acolha e atenda as demandas de todos os setores, conseguiremos enfrentar os desafios.
Fiz esta introdução porque quero destacar a grandeza e a diversidade produtiva de Montenegro. Enaltecer nosso perfil empreendedor. Atentar para o quanto é importante apoiar a vinda de novos empreendimentos e valorizar os empreendedores locais. Discutir e ampliar a política de incentivos para os segmentos industrial, comercial, de serviços e agrícola. Porque são estes setores que geram riqueza para o município. Eles que movem a economia e contribuem diretamente para o funcionamento da máquina pública.
Os empreendimentos têm prosperado em Montenegro. O setor privado tem cumprido sua parte, mas apesar de alguns avanços, ainda está distante a necessária sintonia entre o público e o privado. Esta diferença de ritmo e de preparo não impede, mas dificulta e desacelera o crescimento de quem é empreendedor.
Se temos bons exemplos de iniciativas que prosperam, na área urbana e rural é porque temos empreendedores eficientes e dedicados. Organizações identificadas e comprometidas com a comunidade, comandadas por pessoas de visão, que conseguem conciliar negócio e responsabilidade social.
Não há como citar neste espaço todos os empreendimentos bem sucedidos. Então faço menção a apenas dois, pelo momento especial que vivem nesta semana: LF de Oliveira (que mais uma vez recebe o troféu Leão de Bronze como terceira melhor revenda Ambev do Brasil e é a única revenda premiada no sul do país) e Jornal Ibiá (que comemora 29 anos de fundação). Por coincidência, duas empresas genuinamente montenegrinas. Exemplos de sucesso, trabalho e envolvimento comunitário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário