segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Artigo: "Homenagem aos Robertos" (15/08/2011)

Mesmo que um dia atrasado, quero parabenizar todos os pais montenegrinos pelo dia de ontem. Desejar saúde, para que possam ainda por muito tempo acompanhar a trajetória de seus filhos. Paz, a fim de que sejam sempre o porto seguro, e sabedoria para que compreendam a dimensão da sua responsabilidade.
Aqueles que me conhecem sabem do orgulho, amor e gratidão que tenho pelo meu pai. Que sempre externo estes sentimentos e na grande maioria das vezes quando falo nele – Roberto Atayde Cardona – me emociono. Impossível evitar. Aliás, já nem tento mais disfarçar. Aprendi a conviver com a saudade e descobri que seguir os ensinamentos que ele deixou, como de pai de família e homem público, é a melhor forma de honrar a sua memória.
A presença de meu pai ainda é muito forte, apesar dos longos anos de ausência. Muito pela sua importância familiar. Outro tanto porque volta e meia alguém lembra sua atuação política. Seja numa situação ou outra, ele é exemplo. Simboliza aquilo que todos nós deveríamos almejar. Significa tudo que desejo ser para os meus filhos. Se algum dia eles tiverem por mim o respeito e o orgulho que tenho pelo que o meu pai foi, terei cumprido minha missão. Saberei que fiz a coisa certa. Como homem e como político.
Entrar na vida pública não é uma decisão fácil. Não o foi nem para mim, que desde pequeno convivi com as questões político-partidárias. Justo porque não nos tornamos um “ente” público sozinho. Envolvemos a todos que são próximos. A família, principalmente. Não há como blindá-la. O que fazemos repercute. A conseqüência de nossas ações reflete também nela.
Eu tenho um exemplo a seguir e um legado a preservar. Sou afortunado, eu sei. Mas isso só aumenta a minha responsabilidade. Tenho consciência disso e busco todos os dias manter o padrão de ética, trabalho e honestidade que recebi do meu pai. Procuro repassar, no dia-a-dia, este comportamento para os meus filhos. Sei que hoje sou o espelho deles e que depende da minha atuação para que vejam uma imagem bonita e positiva.
Neste momento pós Dia dos Pais, ainda no espírito da data comemorativa, minha homenagem a todos os “Robertos Cardonas” espalhados por aí. Homens simples, porém de enorme nobreza. Homens que educam e se dedicam aos filhos. Que procuram do seu jeito e dentro das suas limitações e possibilidades, construir um mundo melhor. Que buscam fazer a diferença. Ser dignos de confiança. Não só para os seus, mas para todos aqueles que fazem parte da sua comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário