segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Artigo: "Acesso ao conhecimento (08/08/2011)

Li, com satisfação, na edição de sábado, que em dezembro será realizado o primeiro vestibular da Unisc – campus de Montenegro. Há tempos esperávamos esta notícia, uma vez que a estrutura física está pronta e há muitos interessados nos cursos de graduação que serão oferecidos. Os montenegrinos, acostumados a percorrer longas distâncias para se graduar, terão, agora, mais uma alternativa local. Digo mais uma porque já temos a Uergs, uma grande conquista da comunidade, que desempenha importante papel de formação na área das artes.
Quando da inauguração do campus eu já expus minha opinião quanto à abrangência da vinda da Unisc. E não só na questão educacional – que é o foco - mas também no que diz respeito à revitalização da área onde a faculdade está localizada. Inevitável será a necessidade de investimentos, públicos e privados, naquele ponto da cidade, a fim de atender as demandas e oportunidades que surgirão com o crescente movimento.
Iniciativas que facilitem o acesso ao conhecimento, à capacitação e qualificação são sempre bem-vindas. Ainda mais quando sabemos que existe uma grande lacuna entre as vagas de emprego e a formação de mão-de-obra. De um lado, muitos cidadãos à procura de trabalho. No outro, empresas com dificuldade de preencher seus quadros funcionais por falta de profissionais habilitados.
Cientes desta realidade estamos organizando, na Câmara, um evento para tratar do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), através do qual o governo federal pretende oferecer oito milhões de vagas, tanto na educação profissionalizante de alunos do ensino médio, como para a qualificação de trabalhadores. Aguardamos apenas a conciliação de agendas dos representantes federais que apresentarão o programa para confirmar a data e o horário. Queremos com isso não apenas conhecer mais a fundo o Pronatec, mas colocar a região do Vale do Caí, com ênfase em Montenegro, na lista dos municípios interessados – e aptos - em receber investimentos.
Ser contemplado com o Pronatec não será tarefa fácil, haja vista que inúmeras outras localidades também estão pleiteando os cursos técnicos. No entanto, acredito na força de mobilização da nossa comunidade. No esforço conjunto e no comprometimento de todos em prol desta causa.
A ocasião é propícia para que mostremos força, união e objetividade. É momento de provar maturidade e eficiência no que tange às questões que envolvem a comunidade. Dependerá do engajamento de todas as lideranças, sejam elas públicas ou da sociedade civil, para recebermos alguma ação do Pronatec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário