segunda-feira, 7 de junho de 2010

Artigo: "É Rua Limpa" (07/06/2010)

Ouvi e vi (estampado em manchetes nos jornais), com satisfação, o anúncio de que a prefeitura realizará, sistematicamente, limpeza nos bairros da cidade. O depósito inapropriado de lixo e entulhos é um problema urbano crônico. Sem condições de pagar um serviço particular de recolhimento, os chamados tele-entulhos, a população ocupa terrenos baldios e vias públicas. Descarta suas sobras de qualquer maneira, indiferente à questão ambiental ou de saúde pública.
Muitos apontam que falta consciência da população. Outros preferem responsabilizar o poder público. A verdade é que, na questão do lixo, não existe um único culpado, nem tampouco um único responsável. Todos somos. Cada um precisa ajudar e deve cumprir o seu papel.
O mutirão de limpeza realizado no Arroio da Cria, na semana passada, apenas comprovou o que já sabemos há muito tempo: as águas e margens dos arroios são usadas como depósito para lixo e outros materiais. E não é só morador das proximidades que joga detritos ali. Tem gente que vem de longe, de carro, para fazer seu descarte. Do arroio e da área ao redor foram retirados pneus, monitores de TV e computador, sofás, toca-discos, faixas de propaganda... E claro, muito plástico (milhares de garrafas e sacolas) e vidro. Se fizéssemos mutirão em outro arroio, o resultado seria o mesmo. Não é à toa que as águas dos córregos, a qualquer chuva mais forte, saem do leito e invadem ruas e casas. O lixo acumula e entope, impedindo a vazão normal da água.
Aí está a importância do recolhimento de entulhos nos bairros. Um trabalho regular, com cronograma pré-fixado e divulgado com antecedência, reduzirá o descarte indiscriminado. As pessoas saberão que haverá data e lugar para entregar suas sobras. Também poderão ser estimulados mutirões de limpeza e ações de sensibilização, no sentido de mostrar os prejuízos, ao meio ambiente e à saúde, que o lixo e os entulhos espalhados podem causar.
Foi justamente isso que propus em julho do ano passado, na Indicação que encaminhei ao prefeito, pedindo que fosse criado o “Programa Rua Limpa”. Apesar ter nome diferente, o trabalho anunciado como “Sábado é Dia de Limpeza” é idêntico ao que sugeri. Fico feliz porque uma sugestão minha será colocada em prática. Também porque o problema do entulho começa a ser pensado e resolvido. E o que é melhor, com a participação da comunidade, numa parceria entre órgãos da Administração Municipal e os moradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário