quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Artigo: "As oportunidades da Copa" (06/09/2010)

Como todos os dias e em muitos jornais e revistas, como em outras tantas fontes de informações, o mundo, mas especialmente o Brasil está tratando da Copa de 2014. Mas por que tratar deste tema agora se ainda faltam quatro anos? Simples: para que um evento desta magnitude aconteça é necessário planejá-lo com muita antecedência. Sabemos que a Copa do Mundo não se resume a um evento futebolístico. Ao longo dos anos, tornou-se um dos principais acontecimentos turísticos do mundo, onde multidões de várias nacionalidades deslocam-se ao país sede para conciliar a paixão por este esporte popular e oportunidade de viajar para lugares interessantes.
Para atender as exigências, tanto da parte esportiva quanto da área turística, temos de ampliar e melhorar nossa infra-estrutura. São obras e serviços nos estádios onde serão os jogos, aeroportos, transporte público, saneamento... Temos de planejar e começar cedo.
Esta semana, encaminhei um Pedido de Informação à Administração Municipal questionando se existe alguma estratégia e a vontade de nos incluir no “caderno” de cidades que estão se preparando para este evento. A Secretaria Executiva da Copa do Mundo 2014, órgão criado pelo Governo do Estado do RS, divulgou uma lista de 30 cidades gaúchas que estão se credenciando a fazer parte do chamado “caderno da Match”, empresa responsável pela venda de ingressos e acomodações do Mundial. Até o final do ano, a Match vai analisar as propostas dos municípios.
E Montenegro? Infelizmente não consta na lista. Mas somente cidades grandes e tradicionalmente focadas no turismo estão? Também não. São cidades de todos os tipos e tamanhos, algumas com menos de três mil habitantes que estão atentas a esta oportunidade. Qual a importância de estar neste caderno? Porque a Match o distribuirá aos 208 países associados à FIFA em 2011. Constar nesta publicação significa que o município será “oferecido” às seleções classificadas à Copa 2014 e também constará nos pacotes turísticos montados pela Match.
Preparar-se para a Copa é uma escolha. Candidatar-se a receber investimentos, também. Podemos, se assim preferirmos, deixar o tempo passar e quando faltar apenas um ano, correr atrás de alguma “emenda parlamentar da copa”, fazer alguns remendos na cidade e torcer, não só para o Brasil ganhar, mas para que algumas pessoas descubram ao acaso nossa querida cidade.
Poderemos participar da Copa de duas formas: torcendo pela TV ou vivendo as oportunidades que ela proporciona. Ainda há tempo para buscar o que é melhor para a nossa Montenegro. Outras cidades, com até menos referências positivas ou sem as nossas potencialidades, já estão se credenciando. Elas decidiram participar “do jogo” com força total desde o primeiro minuto. Não querem esperar o segundo tempo ou a prorrogação para conseguir um resultado positivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário