terça-feira, 10 de novembro de 2009

Artigo: Estímulo à produção técnica e científica (09/11/09)

Para inovar na educação é preciso superar o giz e o quadro negro (que, aliás, há muito tempo não é mais negro). É isso que a Escola Técnica São João Batista fez mais uma vez na semana que passou, quando promoveu a 13ª Expotec. Sabemos que nas escolas públicas a falta de condições adequadas para os estudos é uma constante. A batalha é diária para manter um padrão de ensino elevado e que venha ao encontro dos objetivos e demandas. Mesmo assim, alunos e professores do São João conseguiram verdadeira proeza.
Quem passou pelos corredores da Expotec, realizada no CTG Os Lanceiros, ficou impressionado com a produção técnico-científica, com a criatividade e variedade dos trabalhos apresentados. Eventos assim são muito importantes para incentivar trabalhos interdisciplinares e valorizar a atitude investigativa nas escolas. Além disso, tornam mais fácil para os alunos relacionarem a ciência estudada em sala de aula com temas da realidade. Lá estavam a preocupação com o meio ambiente, estudos sobre a nossa cultura, tradições, reaproveitamento de materiais... Enfim, uma gama imensa de propostas testadas, defendidas e explicadas pelos seus autores. Jovens orgulhosos pelos seus trabalhos que, como disse a ex-diretora “Nica” no discurso de abertura, são brasileiros privilegiados por integrarem uma instituição de ensino pública de qualidade. Aliás, abro um parêntese para manifestar minha admiração por esta ex-diretora que com sua capacidade e competência, idealizou este projeto e transformou o nosso São João em uma referência de ensino público de qualidade.
A Exposição de Trabalhos Técnicos de 2009 ultrapassou as expectativas. Todos ganharam com o evento e os participantes merecem nossos aplausos. Quanto à Escola Técnica São João Batista, novamente mostrou seu diferencial, pois é uma instituição que vai além do cumprimento do seu papel educacional. Engajada à comunidade, busca aperfeiçoamento e melhoria constante na formação dos seus alunos. Tem compromisso com o saber e transforma a realidade, deixando a sua marca em todos os jovens que por ali passam. Supera os obstáculos e se faltam recursos para investimento e ampliação, sobram comprometimento, responsabilidade e dedicação.
Fiquei emocionado na abertura da exposição, pois vendo o brilho nos olhos dos alunos, professores e pais, orgulhosos e entusiasmados com seus feitos, reforcei minha crença de que este país tem jeito e o caminho que acredito passa, indubitavelmente, pela educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário